RUC recebe artigos para dossiê sobre estudos de Recepção e Consumo Midiático

27-02-2025

A mídia ocupa um lugar central na vida cotidiana, oferecendo representações que constituem o vasto arsenal simbólico estruturante de imaginários, identidades e modos de viver e perceber o mundo e a si. A partir desta premissa, nos perguntamos: como as pessoas interpretam e interagem com a mídia e suas mensagens?

Este dossiê interessa-se por investigações dedicadas aos estudos de audiências, especialmente às análises de recepção e das práticas de consumo midiático

No âmbito da recepção, esta chamada limita-se àqueles estudos que se preocupam com as produções de sentido mobilizadas no contato dos sujeitos com mensagens midiáticas oriundas de veículos de comunicação institucionalizados a partir das lógicas capitalistas, seja no ambiente tradicional dos meios de comunicação, ou nas ambiências digitais. A fim de resguardar esta especificidade, não contempla, portanto, análise de processos de comunicação que se dêem entre sujeitos e agentes como partidos políticos, veículos comunitários, associações, ONGs etc.  

A dimensão do consumo midiático abarca pesquisas interessadas em compreender a participação da mídia na vida cotidiana de forma mais ampla, explorando as práticas e rituais que circundam o consumo de mídia e o uso de tecnologias. Não trata-se, portanto, do consumo de bens de consumo ou serviços, mas sim de aparatos tecnológicos transmissores de conteúdos midiáticos.

Considerando tal contexto, a Revista Uninter de Comunicação (RUC), publicação do grupo de pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade em vigência desde 2013, convida pesquisadores e profissionais da área de Comunicação a submeterem artigos para o dossiê "Estudos de Recepção e Consumo Midiático". O dossiê é organizado pelos pesquisadores Guilherme Libardi e Marcela Chacel.

Para este dossiê, sugerimos os seguintes eixos temáticos:

  • Revisão crítica da genealogia dos estudos de audiência;
  • Revisão crítica das abordagens teóricas relacionadas às audiências;
  • Reflexões epistemológicas sobre o estatuto das audiências;
  • Discussões sobre experiências metodológicas e seus desafios;
  • Práticas emergentes de consumo de mídia e uso de tecnologias;
  • Estudos de audiência, big social data e a ambiência digital;
  • Algoritmos, inteligência artificial e suas implicações na relação entre mídia e audiências;
  • Polarização ideológica e sua relação com as práticas de recepção e consumo de mídia;
  • Pactos e tensões entre minorias e representações midiáticas.

A revista é destinada a publicações de pesquisadores de comunicação e áreas afins, sendo que um dos autores deve ter titulação mínima de mestre. Os artigos submetidos devem seguir as normas da RUC e ser enviados pela plataforma da revista até o dia 11 de abril de 2025. A publicação do dossiê está prevista para o primeiro semestre de 2025.

Confira as regras de submissão em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/about/submissions

Sobre os editores:

Guilherme Barbacovi Libardi é Doutor em Comunicação (UFRGS) e docente no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (UFSCar). Integrante dos grupos de pesquisa Comunicação CNPq Comunicação e Práticas Sociais (UFRGS) e Cinemídia (UFSCar). Autor do livro Diversidade, reconhecimento e identidade: notas teóricas a partir da Comunicação.

Marcela Costa da Cunha Chacel é Pós-doutora em Direitos Humanos (PPGDH/UFPE), Doutora em comunicação (PPGGOM/UFPE) e docente do Departamento de Comunicação Social (UFRN). Líder do grupo de pesquisa Observatório de Tendências em Publicidade (OBTEP) e integrante do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel).