Vinhetas de abertura de telenovelas e o hyper-real: uma aproximação do sonho
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v2i3.552Resumo
No artigo questiona-se se as vinhetas de abertura de telenovelas se apropriam do caráter hyper-real e da estética dos sonhos em sua construção. Por meio da observação exaustiva da vinheta de abertura da telenovela O Salvador da Pátria, em exercício de dissecação e comparação das apropriações e estética da vinheta, aproximando-a das ideias de estado fílmico e estado onírico. Espera-se ampliar a concepção de como as vinhetas se inserem na cultura contemporânea, a partir do paralelo feito com outras audiovisualidades, teorizadas, principalmente, por Manovich, Metz e Droguett. Há uma retroalimentação, não só na medida que a vinheta fez o caminho do interior para o exterior (imagens reais), como, também pode acontecer do espectador levar as imagens reais para o sonho (imagens mentais) e as reconfigurarem em novas imagens hyper-reais.
The article questions whether the opening vignettes of soap operas appropriate the hyper-real character and aesthetics of dreams in its construction. Through exhaustive observation of the opening vignette of the soap opera O Salvador da Pátria (The Savior of the Homeland), in exercise of dissection and comparison of appropriations and aesthetic vignette, bringing it closer to the ideas of filmic state and dream state. It is expected to expand the conception of how the vignettes are inserted in contemporary culture, from the parallel made with other movies, theorized mainly by Manovich, Metz and Droguett. There is a feedback, not only to the extent the vignette made his way from inside to outside (real images), as can also happen the viewer take actual pictures for the dream (mental images) and reconfigure into hyper-real new images.
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