POR UMA PRODUÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS MAIS HUMANOS: A NECESSIDADE DE INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA DO CORPO NO CURRÍCULO NO CURSO DE JORNALISMO
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v3i5.589Resumo
RESUMO:
Neste trabalho temos por objetivo defender a necessidade da inclusão da disciplina Antropologia do Corpo no currículo do curso de Jornalismo (como uma disciplina opcional) a fim de, com isso, propiciar um processo de revisão de conceitos pré-estabelecidos sobre o corpo e suas manifestações subjetivas e, como consequência, possibilitar, aos profissionais egressos de cursos com esse novo currículo ou aos futuros profissionais, a produção de matérias jornalísticas cujo conteúdo se distancie de discursos naturalizantes e essencialistas na procura pela produção de um saber comprometido com o respeito à diversidade social e cultural.
Palavras-chave: Jornalismo. Antropologia. Corpo. Gênero. Sexualidade.
ABSTRACT:
In this work I have aimed at defending the need to include the Anthropology of Body discipline in Journalism course curriculum (as an optional subject) to thereby provide a review process of pre-established concepts about the body and its subjective manifestations and as a result enable, for graduates of courses professionals with this new curriculum or to future professionals, the production of newspaper articles whose content distance itself from naturalizing and essentialist discourses in demand for the production of knowledge committed to respect for social diversity and cultural.
Key words: Jornalism. Antropology. Body. Gender. Sexuality.
Downloads
Referências
BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BORRILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão seguido de a influência do jornalismo e os jogos olímpicos. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1997.
DEE, Florence Boodakian. Despindo os códigos: gênero, relativismo cultural e o corpo nu. In: GARCIA, Wilton (org.). Corpo e subjetividade: estudos contemporâneos. São Paulo: Factash, 2006.
DESLANDES, Keila. Diversidade no ambiente escolar: instrumentos para a criação de projetos de intervenção. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto-MG: UFOP, 2010. (Série Cadernos da Diversidade; 6).
FINK, B. O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1998.
FOCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: N-1 Edições, 2013.
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
KELLNER, D. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagodias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Horizonte: Autêntica, 2007.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Alpiarça, Vega, 2002.
MORIN, Edgar. A Necessidade de um Pensamento Complexo. In: MENDES, Cândido. (Org.). Representação e Complexidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília, DF: UNESCO, 2006.
NUNAN, A. Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. Rio de Janeiro: Caravansaraí, 2003.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).