A NAÇÃO EM TEMPOS DE DECEPÇÕES E DESILUSÕES
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v3i5.600Resumo
RESUMO
Esta resenha traz uma análise da construção de nação a partir da leitura do filme “Terra estrangeira” dos diretores brasileiros Walter Salles e Daniela Thomas. Verifica-se uma relação entre uma conjuntura político-econômica entre o filme e a realidade português e brasileira, a qual também aponta questões históricas que contribuem para a construção de um autorretrato extremamente crítico e pessimista a partir da trajetória das personagens.
Palavras chave: Cinema brasileiro. Nação. Cultura.
ABSTRACTThis review brings a nation’s building analysis about "Foreign Land" the Brazilian movie from Walter Salles and Daniela Thomas.It is a relationship between a political and economic condition between the movie and the Portuguese and Brazilian reality consideringalso the historical issues contributing to building a highly critical and pessimistic self-portrait from the characters trajectory.Key words: Brazilian Cinema. Nation. Culture.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
BORGES, Danielle. A retomada do cinema brasileiro: uma análise da indústria cinematográfica nacional (de 1995 a 2005). Dissertação, 2007. (Doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona)
GATTI, André Piero. Embrafilme e o cinema brasileiro [recurso eletrônico].
São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2007.
JORGE, Marina Soler. A imagem da nação em Terra Estrangeira. Disponível em: < http://www3.usp.br/rumores/artigos.asp?cod_atual=79>. Acesso em: 12 out. 2012.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1994.
TERRA Estrangeira. Direção: Walter Salles e Daniela Thomas, Produção: Flávio R. Tambellini e António da Cunha Telles. São Paulo/Lisboa: Videofilmes e Animatografo, 1995, 1 DVD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).