O feminino no caderno Ciência e Saúde do jornal Folha de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v4i7.614Resumo
Ao tomar como base o Projeto de Monitoramento de Mídia Global (WACC), realizado desde 1995, o presente artigo se desenvolve com o objetivo de verificar a inserção e a participação feminina no caderno Ciência e Saúde, do jornal Folha de São Paulo, periódico de maior circulação no país. O presente artigo parte da hipótese de que as mulheres são maioria nessa especialidade jornalística. Embora, ao observar os resultados da coleta, indicarem o contrário. O que, por consequência, vem a confirmar a disparidade tanto no que se refere à produção, ou seja, o jornalista responsável por escrever as notícias e reportagens, quanto à escolha das fontes presentes nos trabalhos jornalísticos do referido caderno pesquisado.
DOI: http://dx.doi.org/10.21882/ruc.v4i7.614
Recebido: 15/04/2016
Publicado: 07/12/2016
Downloads
Referências
BANDEIRA, Lourdes. A contribuição da crítica feminista a ciência. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, Janeiro - Abril. 2008.
GUEDES, Moema de Castro. Bolsas e bolsistas de produtividade do CNPQ: Uma análise de gênero. 14° Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, UFMG, Belo Horizonte. 2014.
KOSHIYAMA, Alice Mitika. Mulheres jornalistas na imprensa brasileira. Intercom, Campo Grande – MS. 2001.
MASSARANI, Luisa; BAUER, Martin W; AMORIM, Luis. Um raio-x dos jornalistas de ciência: há uma nova “onda” no jornalismo científico no Brasil?. Universidade Metodista de São Paulo - Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, Julho – Dezembro. 2013.
MELO, Hildete Pereira de; LASTRES, Helena Maria M. Ciência e Tecnologia de gênero: o caso do CNPQ. In: Santos, Lucy. W. et al. (Orgs.) Ciência, tecnologia e gênero: desvelando o feminino na construção do conhecimento. Londrina: IAPAR, 2006. p.131-160.
MUZART, Zahidé Lupinacci. Uma espiada na imprensa das mulheres no século XIX. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, Janeiro – Junho. 2003.
REIS, José. Notáveis da C&T. Disponível em: . Acesso em 20 de março de 2015.
ROCHA, Paula Melani. As Mulheres Jornalistas no Estado de São Paulo: O Processo de Profissionalização e Feminização da Carreira. Universidade Federal de São Carlos, 2004.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, jul./dez. 1990.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).