Contribuições midiáticas à cultura da guerra: o poder de uma única história
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v4i6.621Resumo
Esta resenha pretende discutir os principais pontos abordados no livro “Mídia: Propaganda política e manipulação”, de Noam Chomsky, que questiona o papel da mídia na democracia. A discussão acerca da democracia de espectadores, empregada para contextualizar as técnicas de propaganda política como forma de controle nas sociedades democráticas, tem na mídia papel fundamental para a manutenção do sistema, filtrando e manipulando informações, forjando conteúdos, constituindo um monopólio onde todos têm o mesmo ponto de vista. Essas reflexões dialogam com a palestra “O Perigo da História Única”, da escritora Chimamanda Adichie, na qual ela ressalta a ameaça de uma única história, uma única versão dos fatos, sendo esta história capaz de destruir ou recuperar a dignidade de um povo. A discussão sustentada por Chimamanda converge com a ideia de “construção do consenso”, descrita por Chomsky, que conclui a obra afirmando a existência de um dilema pelo qual as pessoas responsáveis por comunicar e informar às outras passam constantemente. Segundo o autor, só existem dois caminhos: a hipocrisia de sempre ou a insistência em expor os fatos da forma como o são, seguindo os truísmos morais, opção muito mais difícil e imperativa.
Palavras-chave: Democracia de espectadores; Jornalista marciano; Manipulação.
DOI: http://dx.doi.org/10.21882/ruc.v4i6.621
Media contributions to the culture of war: the power of a single story
ABSTRACT
This review aims to discuss the main points addressed in the book "Media Control," by Noam Chomsky, which questions the role of media in democracy. The discussion about spectators democracy, used to contextualize the political propaganda techniques as a means of control in democratic societies, has the media key role in maintaining the system, filtering and manipulating information, forging content, constituting a monopoly where everyone has the same point of view. These reflections dialogue with the lecture "The Danger of Single Story," of writer Chimamanda Adichie, which emphasizes the threat of a single story, a single version of the facts, this story being able to destroy or recover the dignity of a people. The discussion sustained by Chimamanda converges with the idea of "building consensus", described by Chomsky, who concludes the work affirming the existence of a dilemma through which people responsible for communicating and informing the others go constantly. According to the author, there are only two ways: the usual hypocrisy or the insistence on exposing the facts the way they are, following the moral truisms, a much more difficult and compelling option.
Keywords: Spectators Democracy; Martian Journalist; Manipulation
Downloads
Referências
CHOMSKY, Noam. Mídia: Propaganda política e manipulação. 1ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. 13ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV,1999.
ADICHIE, Chimamanda. O Perigo da História Única. TED, 2009. Disponível em <https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt-br>. Acesso em abril de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).