A imagem social do caboclo do Contestado durante a Guerra do Contestado e as implicações sociais posteriores
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v6i10.694Resumo
A mídia torna pública uma representação que acaba por construir o imaginário popular, e consequentemente consolida uma imagem social. Essa pesquisa discute a construção da imagem do caboclo do contestado pelo jornal O Estado de S. Paulo durante a Guerra do Contestado e qual a implicação desse processo para a própria maneira como o caboclo se reconhece perante a sociedade. O estudo se dá a partir da revisão de literatura, entrevistas e consulta ao acervo online do jornal, resultando em um panorama dessa transformação social que atingiu a região do Contestado.
Recebido em: 24/08/2017
Aceito em: 03/05/2018
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. “O Poder Simbólico”. (Tradução de Fernando Tomaz) 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
-------------------------. Sobre a televisão/ Pierre Bourdieu: Tradução de Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1997.
BRÍVIO, Gustavo. Representações Sociais: dimensão estruturada e estruturante dos processos de comunicação. In: Revista Espaço acadêmico – nº116- Rio de Janeiro, 2011.
CAVALCANTI, Alberto. Filme e realidade. Rio de Janeiro: Editora Artenova, EMBRAFILME, 1977.
CHAIA, Vera Lúcia Michalany. “O fenômeno da religiosidade popular e a atuação da Igreja no meio rural”. In: Revista Roteiro. Joaçaba: FUOC (5), II, abr./jun. 1981.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Lisboa: Editora Pergaminho, 1992.
DA-RIN, Silvio. Espelho partido. Rio de Janeiro: Azougue, 2004.
GANSON, William; MODIGLIANI, Andre. “Media discourse and public opinion on nuclear power: a constructionist approach”. American Journal of Sociology, 95, pp. 1-37, 1989.
HALL, Stuart. “A Identidade cultural da pós modernidade”. (tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro) DP&A Editora, Rio de Janeiro, 1ª edição em 1992.
HALL, Stuart. A questão multicultural. In: Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
JOST, François. Seis Lições sobre Televisão. Porto alegre: Sulina, 2004.
LAGE, NILSON. A reportagem: Teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 8ª edição- Rio de Janeiro: Record, 2009.
MACHADO, Paulo Pinheiro; Lideranças do Contestado. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. São Paulo, Summus Editorial, 2003.
MORIGI, José Valdir. “Teoria social e comunicação: representações sociais, produção de
Sentidos e construção dos Imaginários midiáticos”. In revista eletrônica e-compós: http://www.compos.org.br/e-compos, edição 1, dezembro/2004.
MOSCOVICI, Serge. “Representações sociais: investigações em psicologia social” (traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi) -5ª ed. Petrópo-lis, RJ: Vozes, 2007.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas-SP: Editora Papirus. 2005.
PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da noticia: métodos de investigação na imprensa. 3ª Edição- Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart. “A história do seu tempo: a imprensa e a produçãodo sentido histórico”. Dissertação de mestrado em comunicação. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 1995;
THOMÉ, Nilson. Tese de doutorado: A formação do homem do contestado e a educação escolar – república velha. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, 2007.
THOMÉ, Nilson. “Raízes Caboclas: Características da identidade do homem do contestado- Caboclo Pardo”. 1ª edição, Caçador/Lages, 2011.
TOMAZI, Gilberto. “Heranças e direitos dos jovens do Contestado”. In: Visão Global. Joaçaba, v. 11, n. 1, 2008.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005.
VALENTINI, Delmir. Da cidade santa à corte celeste: memórias de sertanejos e a Guerra do Contestado. Caçador (SC): Universidade do Contestado, 1998.
WOITOWICZ, Karina J. “Imagem Contestada – A construção da história nos discursos mediáticos da Guerra do Contestado (1912-1916)”. Dissertação de mestrado- Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS, 2002.
____________________. “Imagens dos sertanejos da guerra do contestado nas páginas da imprensa: Nuances da produção de sentido nos discursos jornalísticos do Diário da Tarde (Curitiba/PR, 1912-1916)”. In: XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo
Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).