A estrutura simbólica da marca Red Bull: voando no universo lúdico do energético austríaco
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v6i10.695Resumo
Fundamentado nos estudos do imaginário propostos pelo antroólogo Gilbert Durand, esta pesquisa intenta analisar os comerciais da marca Red Bull, a fim de averiguar quais símbolos, arquétipo e mito são empregados para criar a imagem corporativa da empresa. Para realizar esta pesquisa, foi necessário recorrer, como método de pesquisa, à mitocrítica, técnica investigativa que visa analisar os mitos nas produções artísticas, literárias e comerciais. Após a aplicação do método, foi possível identificar, por meio dos mitemas, que a empresa, em seus comerciais, utiliza-se, com frequência, dos símbolos de ascensão e recorre às narrativas mitológicas de Hermes, deus da fertilidade, dos joos e da comunicação, para criar o enredo das suas propagandas.
Recebido em: 25/08/2017
Aceito em: 03/05/2018
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. F., GOMES, E. S. L., AL-MEIDA, R. O mito revivido: a mitanálise como método de investigação do imaginário. São Paulo: Képos, 2012.
BENDENDO, M. Branding para empre-endedores. São Paulo: M. Books do Brasil, 2015.
BRANDÃO, J. S. Mitologia Grega: volume I. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
CHEVALIER, J. GHEERBRANT, A. Dici-onário dos símbolos: mitos, sonhos, costu-mes, gestos, formas, figuras, cores, números. 29. ed. São Paulo: José Olympio, 2016.
COSTA, V. L. M. Esporte de aventura e risco na montanha: um mergulho no imagi-nário. São Paulo: Manole, 2000.
DOMINGUES, C. Criação sem pistolão. São Paulo: Campus, 2003.
DURAND, G. Estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral; tradução Godinho, H. 2. ed. São Pau-lo: Martins Fontes, 2001.
FERREIRA-SANTOS, M; ALMEIDA, R. Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, 2012.
GOMES, E. S. L. Um baú de símbolos na sala de aula. São Paulo: Paulinas, 2013.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsci-ente coletivo; tradução Appy, M. L., Silva, D. M, R. F. Petrópolis: Vozes, 2000.
MARK, M.; PEARSON, S. C. O herói e o fora-da-lei: como construir marcas extraordi-nárias usando o poder dos arquétipos. São Paulo: Cultrix, 2001.
PITTA, D. P. R. Iniciação à teoria do ima-ginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica, 2005.
PUGLIESI, M. Mitologia greco-romana: arquétipos dos deuses e heróis. 2. ed. São Paulo: Madras, 2005.
RED BULL ENERGY DRINK. Marcos históricos. Disponível em: <http://energydrink-br.redbull.com/historia-red-bull> Acesso em: 15 nov. 2017.
SEARS, K. Tudo o que você precisa saber sobre mitologia: dos deuses e deusas aos monstros e mortais, seu guia sobre mitologia antiga. São Paulo: Editora Gente, 2015.
TURCHI, Maria Zaira. Literatura e Antro-pologia do Imaginário. Brasília: Editora UnB, 2003.
ZINANI, C. J. A. A construção da identi-dade feminina. 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2013.
YouTube. Red Bull Evolução: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=O3_DkK-zLLE> Acesso em: 15 nov. 2017.
YouTube. Red Bull Flossing Cats. Disponí-vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=XoQsoETUyBk> Acesso em: 15 nov. 2017.
YouTube. Red Bull Flugtag 2016. Disponí-vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=A6H1U4Fbl7k> Acesso em: 15 nov. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).