A representação da realidade em São Silvestre pelas mensagens de imagens e sons
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v5i9.717Resumo
Este artigo corresponde à análise fílmica do filme documentário brasileiro São Silvestre, dirigido por Lina Chamie, de 2013, que trata da corrida de rua de longa distância mais tradicional do país, na capital paulista. Com forte apelo estético e um tom poético, São Silvestre é construído basicamente pela linguagem visual, sem a presença de diálogos, apenas a pronúncia de poucas palavras. O estudo, portanto, tem o objetivo de verificar os fenômenos ocasionados pelas imagens e seus significados. A análise de seu conteúdo é feita com base na semiótica de Charles Sanders Peirce. Inicialmente o artigo situará o objeto de estudo na teoria semiótica, trará conceitos de representação de realidade, e, posteriormente detectará mensagens icônicas, indiciais e simbólicas, após trazer definições.
THE REPRESENTATION OF THEREALITY IN “SÃO SILVESTRE” FOR THE MESSAGES OF IMAGES AND SOUNDS
This article corresponds to film analysis of the Brazilian documentary “São Silvestre”, directed by Lina Chamie from 2013, which deals with the most traditional long-distance road race in Brazil, which happens in Sao Paulo, the estate capital. With strong aesthetic appeal and a poetic strain, “São Silvestre” is built basically by visual language because there is no dialogue, only the pronunciation of a few words. The study therefore aims to verify the phenomena caused by the images and their meanings. The analysis of its content is based on the semiotics of Charles Sanders Peirce. Initially the paper situates the object of study in semiotic theory, brings concepts of reality representation and subsequently detects iconic, indexical and symbolic messages, after bringing definitions.
DOI: dx.doi.org/10.21882/ruc.v5i9.717
Recebido em: 08/10/2017
Aceito em: 06/11/2017
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