Quando a propaganda se torna parte da cena: product placement em Deadpool
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v7i12.770Resumo
A saturação das práticas publicitárias convencionais desenvolve processos de reorganização da mensagem persuasiva, tornando as abordagens tradicionais remodeladas ou ressignificadas. A técnica de product placement, amplamente difundida em produtos de cultura pop e entretenimento, é parte de novos exercícios publicitários em busca de adesão e eficácia por meio de táticas menos intrusivas. Desse modo, na correlação desses processos, este estudo objetivou analisar o desenvolvimento da prática de product placement no filme Deadpool (2016). Identificou-se um total de 24 inserções de product placement nas categorias automóveis; bebidas e alimentos; infantil; vestuário; móveis, eletrodomésticos e eletrônicos; mídia; e serviços. As inserções foram categorizadas - a partir de Lehu (2007) - entre corporativas, clássicas e apenas duas evocativas, não havendo nenhuma encoberta. Dentro desta categorização o product placement clássico foi o mais utilizado, tendo um total de 14 inserções deste tipo. Com a prática, a publicidade deixa de ser percebida como invasiva, podendo ser relacionada pelo espectador como algo positivo, integrado à narrativa midiática, isto é, parte de sua experiência de entretenimento.
DOI: 10.21882/ruc.v7i12.770
Recebido em: 23/11/2018
Aceito em: 08/06/2019
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).