Agenciamentos, mediaçôes técnicas e performatividades: experiências da comunicação no território do Sisal
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v7i12.777Resumo
O objetivo geral desse artigo é descrever as formas de experiências comunicacionais e mediações técnicas, agenciamentos e performatividades que acontecem no grupo “Sabores da Terra”, uma unidade de produção de mulheres da comunidade rural dePapagaio, em Valente-BA. Constata-se as articulações, encontros de produção são mediados por aterfatos que agenciam todas as ações, tal como os humanos alí presentes. Os dispositivos celulares móveis permitem que aconteçam as mensagens de voz e texto, bem como as atividades dos grupo virtual chamado “Sabores da Terra” no WHATSAPP,estabelecendo, neste caso, laços de confiabilidade e associações, construindo e reconstruindo atitudes societárias:as competências diversas permitem acessos à internet, vendas, recados, negociações no mercado virtual acontecem mediante o agenciamento, as medições técnicas e performatividades. O método utilizado são dapesquisa etnográfica, observação participante ecom a técnica de caderno de campo e fotografia.
DOI: 10.21882/ruc.v7i12.777
Recebido em: 15/03/2019
Aceito em: 08/06/2019
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).