Grande mídia, uma espiral: entreter, informar e influenciar na composição do sucesso e de suas vozes
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v7i12.780Resumo
Este artigo analisa as continuidades e descontinuidades do discurso da mídia, em especial ao se instaurar o sucesso através de práticas discursivas. Desse modo, a mídia faz um uso contínuo na construção do sucesso segundo sua política de capitalização dos sujeitos e dos sentidos em circulação. Posto isso, rastreamos alguns mecanismos discursivos de constituição dos sentidos na mídia, circunscrevendo-nos às áreas do entretenimento e da informação, campos estratégicos para influenciar a fabricação dos sentidos. Vista a importância adquirida pelo discurso midiático do sucesso e sua pouca investigação, sobretudo do ponto de vista discursivo, observaremos sua materialidade em suas respectivas repercussões na dinâmica complexa entre texto, mídia e sociedade. Para tanto, afunilaremos as análises voltando-nos para a relação sobre os dizeres das vozes famosas na conformação de sujeitos e de sentidos do sucesso na mídia.
DOI: 10.21882/ruc.v7i12.780
Recebido em: 25/03/2019
Aceito em: 14/06/2019
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).