Mirar o presente olhando o passado: o risco do foco presentista nos estudos de Comunicação permeados pelas mídias
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v7i12.789Resumo
Debruçada sobre os estudos da relação entre História e Comunicação, a professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marialva Carlos Barbosa é referência certeira para quem busca compreender a relevância das processualidades históricas nos estudos de Comunicação. A pesquisadora traçou carreira da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde obteve sua graduação em Jornalismo, fez mestrado e doutorado em História, e se aposentou como professora titular. Autora de grandes obras como “História da Comunicação no Brasil” (Vozes, 2013) e “Tempo, tempo histórico e tempo midiático” (Edufab, 2017), a professora concedeu uma entrevista que versa sobre a relevância da adoção de uma perspectiva histórica sobre os estudos de Comunicação. Fala sobre o aprofundamento histórico das pesquisas para combater o risco de estabelecer um foco presentista sob práticas, processos e conversações contemporâneas permeadas pela mídia.
DOI: 10.21882/ruc.v7i12.789
Recebido em: 20/05/2019
Aceito em: 23/05/2019
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).