Utilizando ferramentas digitais na detecção de fake news
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v9i16.863Resumo
A disseminação em larga escala de notícias falsas (“fake news”) é um dos principais efeitos colaterais da internet. Este tipo de prática pode influenciar processos eleitorais, difamar imagens de pessoas e, em contextos conturbados, inflamar radicalismos ideológicos. Não por acaso, a difusão de fake news tem sido motivo de preocupação por parte de organizações internacionais e pensadores de diferentes áreas. Diante dessa realidade, consideramos que uma forma adequada para detecção e enfrentamento à disseminação em massa de notícias falsas esteja na utilização de ferramentas digitais como MobNex, FakeSpread e Kanban. Sendo assim, o presente trabalho aponta como as utilizações desses instrumentos podem ser de grande valia para a desconstrução das fake news, constituindo-se assim em recursos que potencializam o direito à informação confiável, condição indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade democrática. Para avaliar a eficácia dos mecanismos online de identificação de fake news, apresentamos, como estudo de caso, um procedimento com o site FakeCheck. No entanto, é importante frisar que, recorrer a uma determinada ferramenta, por si só, não esgota as possibilidades de descontração de fake news, processo complexo que envolve, entre outros pontos, comparar fontes, checar questões gramaticais e reconhecer possíveis técnicas de manipulação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).