Sobre la revista
A Revista Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RBPICS) é um periódico com publicações semestrais e de acesso livre. Publica artigos das terapias relacionas a Práticas Integrativas e Complementares (PICS), como casos clínicos, evidências científicas, resumos, artigos originais, entre outros. A RBPICS anteriormente foi intitulada Revista de Saúde Quântica (RSQ) de 2012 a 2016.
Foco e Escopo
Serão considerados para publicação na Revista Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RBPICS) manuscritos em Português, Inglês e Espanhol, que compreendam as PICS reconhecidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, sendo elas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica/Antroposofia aplicada à saúde, Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinais – Fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo Social/Crenoterapia e Yoga.
Os trabalhos devem se encaixar dentro de uma das modalidades abaixo:
Artigos Originais: refere-se a trabalhos inéditos de pesquisa.
Artigos de Revisão: destinados à apresentação do progresso em uma área específica das PICS, com o objetivo de dar uma visão crítica do estado da arte, do ponto de vista do especialista altamente qualificado e experiente.
Objetivos da Revista
As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) incluem uma ampla variedade de terapias alternativas e complementares utilizadas para melhorar a saúde e bem-estar, incluindo acupuntura, aromaterapia, fitoterapia, homeopatia, massagem, meditação, entre outras. Conhecidas como "integrativas" porque muitas vezes são utilizadas em conjunto com tratamentos convencionais de saúde, ajudando a complementar ou "integrar" esses tratamentos para uma abordagem mais abrangente da saúde e bem-estar.
Levando em consideração que muitas das PICS carecem de evidências científicas, este periódico tem como objetivo fortalecer as informações em PICS contribuindo com o conhecimento científico e podendo fortalecer as políticas públicas na área.
Processo de Avaliação pelos Pares
A RBPICS é um periódico semestral que aceita para publicação trabalhos de pesquisa cujo principal requisito é que seja, de fato, um veículo de contribuição científica. Por isso, entende-se que:
- O desenvolvimento do artigo deve ser consistente, embasado em princípios de construção científica do conhecimento;
- O tema tratado deve ser relevante e pertinente ao contexto abordado, ao momento e à pesquisa desenvolvida;
- Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores;
- Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da revista e avaliação dos pares;
- Deverá constar, no final dos trabalhos, o endereço completo, afiliação, telefone e e-mail, para encaminhamento de correspondências pela Comissão Editorial.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A Revista Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (RBPICS), anteriormente intitulada Revista de Saúde Quântica (RSQ) de 2012 à 2016, é um periódico semestral que tem como objetivo publicar artigos de interesse as PICS.