A desconstrução do herói em A Hora da Estrela de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v2i3.104Resumo
O presente artigo tem o objetivo de discutir os caminhos percorridos pela personagem Macabéa em A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, com vistas a estabelecer um novo perfil para a personagem através dos princípios da teoria da desconstrução de Jacques Derrida, que propõe a desconstrução de sistemas antigos, mostrando como suas unidades básicas de estruturação se contradizem em sua lógica. Para tanto, será feito um levantamento da origem de Macabéa, bem como de suas características, especialmente aquelas que a aproximam da qualidade de herói. Serão discutidas também as relações entre a protagonista do romance de Clarice Lispector e o narrador, assim como o posicionamento deste enquanto criador de uma narrativa ficcional, mas que contém elementos da realidade e que conduzem a uma denúncia social.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista