A utilização de tecnologias da informação e comunicação para o ensino do violão
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v12i25.1227Resumo
O violão é o instrumento musical mais difundido no Brasil. Considerando os diversos avanços das tecnologias de informação e comunicação nos últimos anos, neste trabalho é feita uma pesquisa inicial com o intuito de entender como essas tecnologias são utilizadas pelos professores de violão. Os objetivos específicos deste estudo são: Levantar e caracterizar as ferramentas tecnológicas que os participantes utilizam direta ou indiretamente para o estudo/ensino e investigar as motivações que os levam a utilizar tais ferramentas. Informações relevantes foram obtidas com base nos dados coletados, entre elas que: tecnologias diversas estão sendo utilizadas por professores de violão; utiliza-se amplamente tecnologias não específicas para violão;não existem ferramentas que possibilitem uma melhor aproximação professor/aluno e principalmente, que existe a demanda por um software específico que concentre soluções para as mais diversas necessidades de aprendizagem. Conclui-se que é imprescindível ampla pesquisa futura envolvendo tecnologia e ensino da música produzindo além de produtos, conhecimento acessível a todos.DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i25.1227
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILLA JUNIOR, C. N.; CORREA JUNIOR, R.; LOYOLA FILHO, L. C. M.; CARVILHE, C. A utilização de tecnologias da informação e comunicação para o ensino do violão. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 68–83, 2017. DOI: 10.22169/revint.v12i25.1227. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1227. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista