Índice EME: uma ferramenta para a avaliação do design de hardware e software na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2371Palavras-chave:
índice EME-Programação-Robótica-Aprendizagem-Aprendizagem-Aprendizagem na InfânciaResumo
Este artigo apresenta e avalia filosoficamente uma ferramenta que chamamos de índice EME. É uma ferramenta para avaliar o projeto do hardware e software envolvidos nos dispositivos tecnológicos usados no ensino de robótica e programação para crianças de primeira infância. Este último é particularmente importante, pois existe um forte impulso a favor da incorporação do ensino da programação e da robótica desde os primeiros anos de escolaridade. O índice EME é um índice que avalia os projetos de dispositivos tecnológicos em termos do tipo de experiência que eles promovem e em relação à apropriação de conhecimento e usos que eles permitem. A avaliação que promove inclui a versatilidade, acesso a possibilidades de expansão, fontes de energia e montagem de dispositivos computacionais, no pressuposto de que estas características materializam (ou não) diferentes experiências de aprendizagem para os sujeitos que interagem com elas. É chamada EME porque inclui as dimensões de Montagem - Modificação - Expansão que são propostas como parâmetros para a avaliação dos projetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-12-14 (4)
- 2022-12-14 (3)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista