HISTÓRIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS CURSOS
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v6i11.26Resumo
O presente estudo relata a trajetória metodológica percorrida para a investigação da dissertação desenvolvida sobre as Políticas Educacionais de Formação de Professores dos Cursos Técnicos em Nível Médio, com o objetivo de investigar como se desenvolveram as políticas de formação de professores, especialmente na parte relativa às disciplinas profissionalizantes para esses cursos. O trabalho fundamentou-se em pesquisa documental, ou seja, nas Leis, nos Decretos e nos Pareceres, bem como na leitura de autores relacionados à temática estudada e à elaboração do estado do conhecimento sobre o objeto em questão. A pesquisa apontou que esta modalidade de ensino enfrenta dificuldades como a falta de docentes qualificados, baixos investimentos e estruturas deficientes, desde sua implantação até a atualidade. Em relação à formação dos professores constatamos que foram regulamentadas diversas legislações no decorrer da história para suprir a falta de docentes qualificados, porém em sua maioria pontuais e insuficientes. Apesar das legislações que normatizam a formação de professores, é importante que continue sendo estudada e discutida a temática para a construção e melhoria contínua das políticas educacionais de formação de rofessores das disciplinas específicas dos cursos técnicos em nível médio, contemplando a diversidade e a especificidade desta modalidade de ensino na sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista