APRESENTAÇÃO
Resumo
A Revista Uninter de Comunicação (RUC) chega a uma nova edição composta por dez artigos, os quais integram um dossiê e uma sessão de temas livres.
O Dossiê de Pesquisa Aplicada tem como editores os professores de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho e Alexsandro Teixeira Ribeiro. São seis trabalhos que abordam a aproximação entre a pesquisa acadêmica e a prática da área da comunicação. A temática tem ligação direta com um dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, que conta com a participação de professores e estudantes da Uninter, além de outros pesquisadores convidados.
Na sessão de artigos de temas livres, destaca-se a diversidade de temáticas, que apontam para a multiplicidade de conexões possibilitadas pela pesquisa em Comunicação.
No artigo “Servir com Amor": Endomarketing afetivo transformando emoções em sustentatibilidade no ambiente organizacional, Leonardo Mozdzenski (UFPE) analisa uma campanha voltada para o público interno do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco a fim de compreender a utilização da comunicação interna para a criação de vínculos afetivos, motivacionais e alinhamento aos valores institucionais.
As lógicas usadas nas coberturas jornalísticas de ataques cibernéticos são analisadas no artigo Hackers em pauta? Abordagens jornalísticas durante o período de ataque cibernético, de autoria de Fernanda Shelda de Andrade Melo (UFMG). Para isso, a pesquisadora centra sua análise no caso ocorrido com as Lojas Americanas em 2022.
Ricardo Tesseroli (UFPR) traz uma análise sobre as pesquisas relacionadas às campanhas para vereadores no Brasil no artigo Ilustre desconhecido: o universo editorial e acadêmico sobre campanha para vereador no Brasil. O trabalho contribui para a compreensão dos temas mais discutidos no âmbito acadêmico com relação às eleições para as Câmaras Municipais.
Para fechar a edição, o artigo Mídia, juventude e suicídio: um estudo sobre a cobertura da morte autoprovocada durante o Setembro Amarelo, de Manuela Lucena Santos Martins (UFF) e Larissa de Morais Ribeiro Mendes (UFF), apresenta análise como casos de suicídio são abordados por jornais tradicionais e os nativos digitais. O tema, a despeito da sua relevância para sociedade, ainda é tido como tabu no âmbito da comunicação, em especial do Jornalismo.
A seleção dos trabalhos apresentados dá visibilidade a pesquisas e temáticas relacionadas a temas urgentes a serem discutidos em sociedade. Isso reforça também a importância da pesquisa na área de comunicação em diferentes instituições no Brasil.
Com esta nova edição, esperamos que a RUC contribua para instigar reflexões e fomentar a continuidade das investigações na área da comunicação.
Boa leitura!
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).