EDITORIAL: COMUNICAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Resumo
A nova edição da Revista UNINTER de Comunicação (RUC) traz a discussão de temas urgentes, pensados sob a perspectiva da pesquisa em comunicação. A seleção de artigos publicados nesta edição reúne o olhar para o meio ambiente, política, cultura pop e plataformas digitais. A diversidade de temas e perspectivas aqui tratadas só reforça a relevância de pensar processos políticos, sociais e culturais em uma relação intrínseca à comunicação.
Abrimos a edição com o dossiê sobre Comunicação e Meio Ambiente, que traz como editoras convidadas a Dra. Eloisa Beling Loose e Dra. Eliege Fante (UFRGS). A contribuição das pesquisadoras amplia e enriquece o debate sobre a visibilidades de questões ambientais que se mostram cada vez mais urgentes.
Na sessão de artigos livres, apresentamos uma seleção de artigos que buscam olhar para a relação entre comunicação e política. Sergio Trein (UFRGS) e Maria Eduarda Mesquita (UFRGS), no artigo “Os sentidos discursivos de Lula em seus três discursos de posse”, trazem o olhar para quais temas foram mobilizados durante a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, 2007 e 2023. Já no artigo “O uso político eleitoral do Instagram: a autorrepresentação na construção da imagem pública”, de Sabrina Franzoni (Unisinos) e Endiara Valdez Rúbio (Unisinos) analisa a construção da imagem de Lula no Instragram.
Ainda discutindo a relação entre comunicação e política, temos o artigo “Enquadramentos, telejornalismo e política: a demissão de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública no Jornal da Record”, de Daniel Batista de Jesus da Silva e Michele Negrini (UFPel), que traz um olhar sobre essa relação a partir da cobertura telejornalística. O artigo “A influência das notícias na variação das ações da Petrobras”, de Paulo Henrique Soares de Almeida (UnB), Ana Carolina Kalume (UnB) e João Victor Soares Rosa (UnB), temos também um olhar para como as questões relacionadas à cobertura jornalística se relacionam com outros campos, como o econômico, nesse caso.
As imagens profissionais em plataformas digitais são tema do artigo “Advogados no Instagram: influenciadores do direito em uma sociedade midiática”, de Rosiéle B Baêta Carvalho, Thiago Almeida Barros e Douglas Junio Fernandes Assumpção (Unama). O olhar para a cultura pop fecha a edição, com o artigo “De Beatles a Anitta: a crise da narração da música popular-comercial em Funk Generation”, de Renato Gonçalves Ferreira Filho (USP).
As contribuições que vêm de diversas regiões do país, desde o Sul até Norte e Nordeste, reforçam a relevância da RUC e do trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito da Uninter. As temáticas tratadas também trazem discussões que se aproximam do trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade, o qual reforça a importância do olhar para a comunicação a fim de compreender o nosso tempo, com os desafios, transformações e oportunidades que experimentamos.
Desejamos uma boa leitura!
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa Adryellen Drabeski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).