De olho no bruxo: o cinema brasileiro e a obra de Machado de Assis
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v1i1.506Resumo
RESUMO
Este artigo apresenta um projeto emestágio inicial de pesquisa sobre as versões cinematográficas baseadas na obrade Machado de Assis. Há cerca de 30 filmes produzidos no Brasil, desde 1939 atéhoje, que partem dos contos e dos romances do escritor fluminense. O objetivo deste trabalho é identificar,investigar e analisar as contribuições, as modalizações e as recriações que ocinema nacional realizou da obra de Machado de Assis no período anteriormente mcitado, por meio da análise estrutural e contextual. Para isso, será feito umlevantamento inicial dessas obras, uma catalogação de todos elementos queconcernem à produção do filme, para em seguida analisarem-se as leituras que osdiretores fizeram da obra de Machado. Aqui serão discutidas as premissas quefundamentarão essas análises. Entre elas, as ideias de adaptação, fidelidade eleitura e outras. As análises serão feitas com base em categorias narrativas,discutidas a partir de obras de Ismail Xavier, Robert Stam, Juracy A. Saraiva,entre outros.
Palavras-chave: Machado de Assis. Cinema brasileiro. Narrativa. Adaptação.
ABSTRACT
This article presents a project in its early stage of research on thecinematographic versions based on the work of Machado de Assis. There have beenapproximately 30 films produced in Brazil since 1939 until today, based on thetales and novels written by the author. The objective of this work is toidentify, investigate and analyze the contributions, the modalizations and therecreations that the Brazilian cinema has done in relation to the work ofMachado de Assis in the period previously cited, by means of structural andcontextual analysis. For this reason, it will be made an initial survey ofthese works, a cataloguing of all elements concerning the film production.Then, it will be examined the interpretation by the film directors on the workof Machado de Assis. In this paper, the assumptions that sustain these analyzeswill be discussed. Among them, the ideas of adaptation, fidelity andinterpretation, and others. The analyzes will be made on the basis of narrativecategories, discussed from works of Ismail Xavier, Robert Stam, Juracy A.Saraiva, among others.
Key words: Machado de Assis.Brazilian cinema. Narrative. Adaptation.
RESUMEN
Este artículo presenta unproyecto en la etapa inicial de la investigación sobre las versionescinematográficas basadas en el trabajo de Machado de Assis. Hay aproximadamente30 películas producidas en Brasil, desde 1939 hasta el día de hoy, a partir delos cuentos y novelas del escritor fluminense. El objetivo de este trabajo esidentificar, investigar y analizar las contribuciones y las recreaciones que elcine nacional realizó de la obra de Machado de Assis en el períodoanteriormente mencionado, por medio de análisis estructural y contextual. Poresta razón, se hará un estudio inicial de estas obras, la catalogación de todoslos elementos que se refieren a la producción de la película, luego a examinarsi las lecturas que los directores hicieron de la obra de Machado. Aquí seanalizarán las hipótesis que van a fundamentar estos análisis. Entre ellos, lasideas de la adaptación, la fidelidad, la lectura y otros. El análisis deberáhacerse sobre la base de las categorías narrativas, discutidas desde las obras de Ismail Xavier, Robert Stam, JuracyA. Saraiva, entre otros.
Palabras-clave: Machado de Assis. Cine brasileño. Narrativa. Adaptación.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).