Sistema Salicweb: democratização no acesso à lei Rouanet?
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v4i7.645Resumo
Este artigo contribui com pesquisas na interface da comunicação, da democracia e dos serviços públicos, na medida em que analisa o real benefício da implantação da plataforma digital SALICWEB no Ministério da Cultura, especificamente em relação aos pedidos de incentivo fiscal da Lei Rouanet. Para tanto, o texto se utiliza dos seguintes teóricos: Max Weber, que analisa os processos de dominação e autoridade; Edson de Oliveira Nunes, que aborda o clientelismo na burocracia; e Moreira e Maia, que questiona se as tecnologias geram independência ou dependência nos usuários. Como conclusão, este artigo defende que a implantação do sistema SALICWEB pelo Ministério da Cultura foi benéfica e importante, principalmente por minimizar a demora burocrática da Lei Rouanet. Por outro lado, defende-se que o formato de envio de propostas por correspondência não deveria ser extinto, pois atualmente há uma dependência do proponente em relação à tecnologia, que já apresentou e ainda apresenta falhas e problemas técnicos.
DOI: http://dx.doi.org/10.21882/ruc.v4i7.645
Recebido: 15/07/2016
Publicado: 07/12/2016
Downloads
Referências
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 5 volumes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.
BACHA, Claire Savit. A dependencia nas relações internacionais: uma introdução à experiencia brasileira.Dissetação (mestrado). IUPERJ. Rio de Janeiro, 1971.
BIELSCHOWSKY, Macedo. Raoni. Democracia Constitucional. São Paulo. Editora Saraiva. 2013.
REZENDE, Denis.Alcides; ABREU, França. Aline. Tecnologia da Informação: Aplicada a Sistemas de Informações Empresariais. São Paulo. Editora Atlas. 2013.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).