O jornal impresso e a abordagem sobre confeitaria na década de 1880
DOI:
https://doi.org/10.21882/ruc.v9i16.876Resumo
Este artigo tem como premissa apresentar análise no âmbito da relação mídia-gastronomia sob a necessidade de contribuir com abordagens que privilegiam o resgate histórico desse entrecruzamento. Para tanto, a partir de recorte sob o crivo da temática confeitaria e doçaria, foi viabilizada investigação em edições do período de 1880 a 1889 do jornal impresso brasileiro Gazeta do Norte: Orgão Liberal, especificamente na editoria denominada Conhecimentos Úteis. O estudo se respaldou em abordagem qualitativa e quantitativa, com método próprio amparado pela análise de conteúdo, e primou pela execução das seguintes etapas: 1) Aprofundamento temático e contextual; 2) Exploração do material; 3) Coleta de dados; 4) Análise de dados; 5) Apresentação de resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).