MANEJO DE AÇAÍZAIS, COMO PRÁTICA DE GESTÃO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v2i1.118Resumo
O açaizeiro (Euterpe oleracea) é uma palmeira de ampla distribuição, considerado como uma das frutas mais nutritivas da Bacia Amazônica, além de servir como alimento tem outros usos, como por exemplo, o caroço que é aproveitado para fazer ração para suíno, seus troncos utilizados como passarelas nas casas dos ribeirinhos e o palmito também é consumido e comercializado. O objetivo deste foi identificar de que forma é feito o manejo dos açaizais pelos ribeirinhos e sua percepção em relação ao meio ambiente. A pesquisa foi realizada entre os meses Agosto a Dezembro de 2011, na comunidade do Franco Grande do Bailique, distrito de Macapá. A abordagem metodológica de cunho qualitativo se deu por pesquisa bibliográfica e de campo, com a investigação de 10 famílias, através da aplicação de questionários. Após análise dos dados percebeu-se que os pesquisados desconhecem a existência de área de manejo na comunidade, classificando como bom o manejo do local do açaí, pois se preocupam em manter a área limpa, realizam também o corte seletivo das árvores para obter maior produtividade, entretanto algumas famílias desconhecem o assunto e lidam com açaí de forma desordenada. Faz-se necessário um trabalho de conscientização ambiental naquela comunidade, como medida impulsionadora para aquelas famílias que não praticam o manejo adequado.
PALAVRAS–CHAVE: Educação ambiental. Manejo de Açaizais. Comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.