A realização do plano de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos na cidade de Rio Negro, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v2i1.119Resumo
Atualmente falar sobre Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é de extrema necessidade e importância, pois a população urbana cresce desenfreadamente a cada dia e geralmente não existe nenhum planejamento urbano em relação aos seus resíduos. Estes estão sendo jogados normalmente em lixões a céu aberto, ou mesmo nas matas, rios e mares, portanto a natureza está sendo cada vez mais agredida pelo crescimento populacional mundial. Nos dias atuais existe a exigência de Planos de Gerenciamento de RSU, em várias leis municipais ou estaduais, porém, mesmo com esta obrigação, não são muitas as empresas e indústrias que o possuem. Sendo assim, se destaca a iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de Rio Negro, Paraná, que encontrou uma maneira deste plano ser cobrado de todas as empresas e também do comércio. Esta iniciativa encontrou alguns problemas, como a existência de planos entregues sem a assinatura de um profissional gabaritado e dentro da própria prefeitura o setor de alvarás nem sempre exigia o plano.
Palavras Chave: PGRS. Resíduos. Lixo. Aterro Sanitário. Legislação Ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.