Descrição da transição agroecológica em agroecossistemas no município de Gurjão–PB / Description of the agroecological transition in agroecosystems in the city of Gurjão–PB
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v7i3.289Resumo
O agroecossistema é descrito como um sistema natural em que a ação antrópica favorece a produção agropecuária, através da observação das necessidades sociais e disponibilidades locais, com o uso sustentável dos recursos naturais; mesmo que estas precisem entrar numa transição agroecológica. Existem pouquíssimos matérias sobre esta transição no semiárido brasileiro. Mediante esse exposto, este trabalho tem como foco a descrição em termos gerais de três agroecossistemas em transição agroecológica no município de Gurjão, PB. A metodologia utilizada constava na utilização de questionários abertos submetidos aos produtores, sendo pesquisados os seguintes agroecossistemas: Batalha, Manoel Garcia e Maria José. Sendo que o agroecossistema do Sítio Batalha se destaca dentre os demais por toda a sua diversidade, sustentabilidade, utilização de tecnologias e produção de renda a família inserida neste local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.