Proposta para proteção das águas subterrâneas na região de Ribeirão Preto-SP / Proposal for protection of groundwater in Ribeirão Preto-SP
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v7i3.293Resumo
Em conformidade com os diplomas legais, que preconizam o gerenciamento dos recursos hídricos a partir do princípio da unidade do ciclo hidrológico, e procurando-se dar subsídios à Administração Pública Municipal, é que se faz esta proposta de proteção às águas subterrâneas em Ribeirão Preto-SP, mais especificamente às do Aquífero Guarani.
Baseada em dados preexistentes, a metodologia possibilita rápida execução da carta de localização dos poços tubulares profundos, combinada com a carta de profundidade da água subterrânea e o mapa geológico, com custo irrelevante e interpretação relativamente simples, bem como viabiliza linguagem compreensível, objetiva e convincente para se comunicar com a Administração Pública Municipal. Ela também propicia a visualização da dinâmica exploratória dessa água e do consequente impacto no meio ambiente.
Sugere-se a continuidade do trabalho em escala maior, sempre em sintonia com a legislação ambiental, que deve dar embasamento seguro e perspectiva ampla a todo movimento em defesa do meio ambiente e, por conseguinte, em defesa da qualidade de vida.
Palavras-chave: Águas subterrâneas. Impacto Ambiental. Área de Proteção Ambiental. Gestão de Recursos Hídricos. Desenvolvimento Sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.