Planejamento e auditoria ambiental em sistemas de produção agropecuária: por uma sustentabilidade ambiental
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v1i1.60Resumo
As atividades econômicas adotadas no Brasil têm sido prejudiciais ao meio ambiente desde o início da exploração do pau-brasil, seguida pela derrubada sem critério de amplas extensões de mata para instalação de pastagens ou monoculturas, como a cana-de-açúcar e o café, pois na maioria das vezes não há a preocupação com o planejamento desse ambiente. Diante disso, esse aporte bibliográfico tem como objetivo debater informações de como se procede atualmente no cenário nacional o planejamento e a auditoria ambiental em sistemas de produção agropecuária. Mostrando a importância de um sistema de gestão ambiental eficaz no setor agropecuário, tendo em vista que esse é um dos principais setores responsáveis pelo equilíbrio da balança comercial nacional, e pelo desenvolvimento do país, entretanto, de forma sustentável e com preocupações constantes com a conservação e preservação ambiental. Para se alcançar o objetivo proposto, fez-se necessário uma busca sistemática por artigos em periódicos, visando cobrir parte da produção científica acerca do tema. A busca foi realizada em bases de dados, revistas, por pesquisadores e em sistemas de busca na internet. Uma primeira busca por artigos em periódicos foi realizada digitando-se “sistema agropecuário”, logo em seguida foram feitos filtros com as expressões “auditoria ambiental”, “planejamento ambiental” e “sustentabilidade ambiental”, caracterizando uma busca secundária. Ressalta-se aqui que o grande objetivo da propriedade rural é obter produtividade e lucratividade no menor período possível, sendo necessário, para que isso aconteça, um planejamento estratégico da atividade a ser desenvolvida e de processos de acompanhamento dos rumos nos quais sua atividade agropecuária está seguindo, sendo esta menos impactante ao meio ambiente.
Palavras-chave: planejamento ambiental; empresa rural; sistemas agropecuários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.