A crise ambiental e seus aportes: da necessidade de sustentabilidade e do desenvolvimento consciente
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v12i6.616Resumo
As discussões sobre o tema da crise ambiental vêm ganhando força a partir da situação de insustentabilidade em que a humanidade se encontra. A economia age de forma a degradar constantemente o meio ambiente e sem ponderar que tais recursos são finitos. Em virtude da evolução humana, e com ela a evolução dos métodos de barganha e as demandas sociais, as governanças e as empresas privadas criam formas diversificadas de retirar do meio ambiente seus recursos finitos, acumulando cada vez mais capital, em prol do desenvolvimento econômico máximo, o meio ambiente sofre as consequências da não manutenção de seus alicerces. O trabalho em questão aborda a temática da sustentabilidade de forma a ser implementada nas sociedades globais em um paralelo com o desenvolvimento econômico. Abarcando elementos como a conscientização da necessidade do meio ambiente, esse trabalho aborda a temática da existência de necessidade de implementação de métodos sustentáveis para a manutenção da vida na terra, demonstrando que a economia e o liberalismo são os grandes responsáveis pela morte do meio ambiente. Por fim, visa alertar que o consumismo exacerbado e o desenvolvimento máximo irão levar à destruição da humanidade.
ABSTRACT The discussions about environmental crisis have become relevant lately due to the current human unsustainable situation. The economy tends to constantly degrade nature without considering that such resources are finite. Because of human evolution, as well as the evolution of bargaining methods and social demands, governances and private corporations create several ways of exploiting environment resources. They accumulate more and more capital for maximum economic development, therefore damaging the environment for not maintaining its foundations. The following paper addresses the issue of sustainability in order to be implemented in global societies compared to the economic development. It addresses the need to implement sustainable methods for the maintenance of life on earth, demonstrating that economics and liberalism are the greater responsible for the death of the environment. Finally, it aims to warn that extreme consumerism and maximum development will lead to the destruction of humanity.
Keywords: Environmental Crisis. Economy. Environment. Sustainability.
https://doi.org/10.22292/mas.v12i6.616
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.