Estratégias e desafios do planejamento urbano para a adaptação de cidades frente à mudança climática
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v13i6.663Resumo
O fenômeno da mudança climática representa um grande desafio para a sociedade contemporânea, onde seus impactos tendem a intensificar problemas socioambientais já existentes, assim como a aumentar a vulnerabilidade da população e do território aos seus efeitos. Portanto, a partir de uma revisão bibliográfica, este trabalho busca refletir sobre os principais desafios apresentados ao planejamento urbano neste contexto, assim como os princípios e conceitos que orientam-no para um comprometimento com a adaptação das cidades. Entende-se que as cidades apresentam amplos e complexos processos dentro de si e, portanto, as ações adaptativas são caracterizadas por uma multidisciplinariedade e interdependência entre os diversos setores envolvidos na sociedade urbana.
Palavras-chave: mudança climática, adaptação, planejamento urbano, vulnerabilidade.
ABSTRACT
The phenomenon of climate change impose a major challenge for contemporary society, as its impacts tend to intensify existing socio-environmental problems, as well as increasing the vulnerability of the population and the territory to its effects. Therefore, as from a bibliographic review, this paper seeks to reflect on the main challenges introduced to urban planning, as well as the principles and concepts that guide it towards a responsibility to such adaptation. Cities present a wide and complex process within themselves and, consequently, the adaptive actions are characterized by multidisciplinary and interdependence amongst different sectors involved in the urban society.
Keywords: climate change, adaptation, urban planning, vulnerability.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.