Qualidade ambiental na percepção de funcionárias de um serviço hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.22292/mas.v13i6.735Resumo
A educação para a sustentabilidade aplica-se a todas as pessoas, em qualquer estágio da vida. É um aprendizado vitalício, desde a infância até a vida adulta. Os objetivos foram: realizar uma intervenção com um grupo de funcionárias de Serviços Gerais de um Hospital Municipal da cidade de Juazeiro do Norte-CE; verificar a percepção das funcionárias sobre a sua função no hospital e a importância dessa atividade para a qualidade do meio ambiente; discutir sobre a qualidade de vida e saúde dessas funcionárias com relação à proteção contra acidentes de trabalho. O Hospital da pesquisa é a única maternidade pública da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Para a realização da intervenção utilizamos como referencial as entrevistas narrativas, método de natureza qualitativa. Sendo possibilitado um espaço comum, que permitisse o encontro e a liberdade de fala entre as pesquisadoras e as informantes ou narradoras.
Descritores: Educação para sustentabilidade; meio ambiente; unidade hospitalar.
ABSTRACT
The education for sustainability applies to everyone, at any time in life. It is a learning for life, from childhood to adulthood. The objectives of the following paper included the interview with a group of female janitors of a Hospital in the city of Juazeiro do Norte-CE, check their perception about their role in the hospital and the importance of this activity for the environment quality and discuss the quality of life and health of those employees regarding avoiding work accidents. The Hospital is the only public maternity in the city of Juazeiro do Norte-CE. For the study, the authors used the interviews as reference, which is a qualitative method. For the interviewers and the employees get together there was a facility made available.
Keywords: Education for sustainability; environment; hospital unit.
https://doi.org/10.22292/mas.v13i6.735
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados são do(s) autor(es) e do periódico, com os direitos de primeira publicação para a Revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com o creative commons.