Processo de Educação Permanente em um Hospital Público: Percepção de Enfermeiros Gestores

Autores/as

  • Eduardo Neves Cruz UNIVERSIDADE INTERNACIONAL UNINTER
  • alessandra Rosa Carrijo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Resumen

RESUMO

Pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi analisar o processo de Educação Permanente (EP) em um hospital público do município de Foz do Iguaçu-PR, investigando o comprometimento dos profissionais enfermeiros e a participação nos programas de educação que necessitam ocorrer sistematicamente, visto que a integração aperfeiçoa a atuação das equipes de saúde em consonância com a realidade da instituição. Dos resultados emergiram quatro principais barreiras para prática de EP apontadas pelo grupo entrevistado, sendo: O conhecimento acerca do termo Educação Permanente, adesão da Educação Permanente nas equipes de saúde, Educação Permanente como competência do enfermeiro assistencial e a Formação do Enfermeiro. Por meio deste trabalho, pode-se compreender que para uma efetiva educação, não basta o aprendizado construído na escola, há também necessidade de relacioná-lo às experiências de vida e as condições que o trabalho proporciona ao sujeito. Portanto, as instituições prestadoras de serviços têm parcela de responsabilidade no desenvolvimento da Educação Permanente.

Palavras - Chave: Gestão em Saúde. Educação Permanente e Enfermagem.

 

RESUMEN

La investigación de carácter cualitativo, cuyo objetivo fue analizar el proceso de Educación Permanente (PE) en un hospital público en la ciudad de Foz do Iguaçu-PR, que investiga el compromiso de los profesionales de enfermería y la participación en los programas de educación que necesitan ocurre sistemáticamente, como integración mejora el rendimiento de los equipos de salud de acuerdo con la realidad de la institución. Los resultados destacan cuatro principales barreras para practicar EP identificado por el grupo entrevistado, siendo: Conocimiento del término educación continua, la pertenencia de Educación Continua en los equipos de salud, educación continua y la competencia de los cuidados de enfermería y la formación de la enfermera. A través de este trabajo, se puede entender que una educación eficaz, no sólo el aprendizaje integrado en la escuela, también existe la necesidad de relacionarlo con experiencias y condiciones de vida que ofrece el trabajo del sujeto. Por lo tanto, las instituciones que prestan servicios tienen la responsabilidad de participar en el desarrollo de la formación continua.

Palabras - Clave : Gestión de la Salud; Educación Permanente y Enfermeríam.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Neves Cruz, UNIVERSIDADE INTERNACIONAL UNINTER

Enfermeiro, Estudando do Curso de Especialização MBA em Auditória de Serviços de Saúde.

alessandra Rosa Carrijo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Enfermeira, Doutora, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem.

Publicado

2017-04-03

Cómo citar

Cruz, E. N., & Carrijo, alessandra R. (2017). Processo de Educação Permanente em um Hospital Público: Percepção de Enfermeiros Gestores. Revista Saúde E Desenvolvimento, 11(6), 121–136. Recuperado a partir de https://revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/578

Número

Sección

Artigos