O Lacen e a importância dos dados laboratoriais de baciloscopias para confirmação do diagnóstico, classificação de casos, acompanhamento e alta do paciente com hanseníase

Autores

  • Marília Schinetski do Nascimento Faculdade Estadual de Ponta Grossa-PR; FACINTER; FATEC
  • Zita Lago Rodrigues FACINTER; Wisconsin International University - USA

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v5i10.175

Resumo

O diagnóstico da hanseníase, causada pelo Mycobacterium leprae, encontra no método da baciloscopia um auxílio importante para a classificação operacional do paciente, tendo em vista o tratamento poliquimioterápico (tratamento PQT). Sua utilização no início da terapêutica e no momento da suspensão da medicação é prioritária no auxílio ao procedimento clínico a ser instituído. Objetivou-se analisar bibliograficamente a importância dos dados laboratoriais de baciloscopias como vitais na confirmação do diagnóstico e classificação de casos, acompanhamento e alta do paciente. Concluiu-se que a prática da baciloscopia, realizada nos laboratórios locais das Regionais de Saúde e encaminhadas ao Lacen para o Controle de Qualidade, vem mostrando a sua importância; alerta-se para que mais profissionais busquem este recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DO NASCIMENTO, M. S.; RODRIGUES, Z. L. O Lacen e a importância dos dados laboratoriais de baciloscopias para confirmação do diagnóstico, classificação de casos, acompanhamento e alta do paciente com hanseníase. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 285–312, 2012. DOI: 10.22169/revint.v5i10.175. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/175. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo