Utilização de HQs digitais como instrumento de avaliação na Pós-Graduação em Educação

Autores

  • Eduardo Bruno Almeida dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v15i36.1965

Resumo

RESUMO

Este artigo discute a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) digitais como instrumento de avaliação da aprendizagem. O estudo surge a partir do seguinte questionamento: como promover a avaliação por meio de histórias em quadrinhos? Para responder a esta questão, partimos do pressuposto de que a avaliação da aprendizagem é parte integrante do projeto pedagógico, como defendido por Luckesi (2011), e que não tem finalidade em si, mas que deve subsidiar ações com o propósito de atingir um resultado previamente definido. A metodologia utilizada incluiu levantamento bibliográfico sobre os temas avaliação da aprendizagem e HQs digitais e culmina com a exploração do recurso Pixton, apresentado durante seminário em uma disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Como resultado, concluímos que as HQs digitais podem representar um eficaz instrumento para avaliação, com base no planejamento definido pelos atores envolvidos no processo.

Palavras-chave: História em quadrinhos digitais; Avaliação da aprendizagem; Pixton.

 

ABSTRACT

This article discusses the use of digital comics (HQs) as an instrument for learning evaluation. The study arises from the following question: how to promote the evaluation through comics? To answer this question, we start from the assumption that the assessment of learning is an integral part of the pedagogical project, as defended by Luckesi (2011),thus  it has no purpose in itself, but that it must subsidize actions with the purpose of achieving a result previously defined. The methodology used included a bibliographic survey on the subjects of learning assessment and digital comics and culminates with the exploration of the Pixton resource, presented during a seminar in a discipline of a Postgraduate Program in Education at a public university in Northeast Brazil. As a result, we conclude that digital comics can represent an effective instrument for evaluation, based on the planning defined by the actors involved in the process.

Key-words: Digital comic; Learning evaluation; Pixton.


RESUMEN

Este artículo analiza el uso de los cómics digitales (HQ) como instrumento para evaluar el aprendizaje. El estudio surge de la siguiente pregunta: ¿cómo promover la evaluación a través de los cómics? Para responder a esta pregunta, partimos del supuesto que la evaluación del aprendizaje es parte integral del proyecto pedagógico, como lo defiende Luckesi (2011), y que no tiene un propósito en sí misma, sino que debe servir de apoyo a las acciones destinadas a lograr un resultado previamente definido. La metodología utilizada incluyó una revisión bibliográfica sobre los temas de evaluación del aprendizaje y cómics digitales y culminó con la exploración del recurso Pixton, presentado durante un seminario en una disciplina de un Programa de Posgrado en Educación en una universidad pública en el noreste de Brasil. Como resultado, concluimos que los cómics digitales pueden representar un instrumento eficaz para la evaluación, sobre la base de la planificación definida por los actores involucrados en el proceso.

Palabras-clave: Cómics digitales; Evaluación de aprendizaje; Pixton.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Bruno Almeida dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Alagoas; especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo Centro Universitário Cesmac; graduado em Comunicação Social/Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas. Eduardo Almeida têm experiência em jornalismo impresso, webjornalismo e assessoria de comunicação em instituições públicas e privadas. Atuou como repórter na Editora de Jornais de Alagoas (O Jornal); como repórter, editor e editor-geral no portal de notícias Gazetaweb; e, atualmente, é Jornalista da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, onde ingressou como servidor efetivo. Durante a graduação, desenvolveu projeto de pesquisa sobre Semiótica Peirciana.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Educação Física e Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Na Gestão Universitária da Universidade Federal de Alagoas, exerceu os seguintes cargos: Direção da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Coordenador da Universidade Aberta do Brasil, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação por três gestões, Chefe do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação do Centro de Educação e Vice-Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFAL. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores , formação continuada de professores, educação a distância, Integridade na Pesquisa, Ética e Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador do INEP para Credenciamento de IES e polos para oferta de Educação a Distância. Avaliador do Inep para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de Direito. Avaliador Especial da Educação Superior (AEES) da SERES/MEC. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 9 Teses de Doutorado defendidas na Universidade Federal de Alagoas. Co-orientou 1 Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou 40 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFAL, UFPB e Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente orienta 9 teses de doutorado, 4 dissertações de mestrado e 2 estudantes de Iniciação Científica.

Referências

FRANCO, Edgar Silveira. Histórias em quadrinhos e hipermídia: o processo criativo da HQtrônica NeoMaso Prometeu. In: COMPÔS - ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 11, 2002, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Compós, 2002. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_964.pdf. Acesso em: 1 de mai. 2019.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Práticas de letramento digital envolvendo a produção de histórias em quadrinhos virtuais. Educação Online, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 1-30, 2018. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=964. Acesso em: 1 de maio, 2019.

SANTOS, R. E. A história em quadrinhos na sala de aula. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26, 2003, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2003. Disponível em:

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP11_santos_roberto.pdf. Acesso em: 1 de maio, 2019.

SANTOS, R. E; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=3498&path%5B%5D=2269. Acesso em: 13 mai. 2020.

SANTOS, Victor João da Rocha Maia; SILVA, Fernanda Brito da; ACIOLI, Mônica Fagundes. Produção de histórias em quadrinhos na abordagem interdisciplinar de Biologia e Química. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 10, n. 3, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/36467. Acesso em: 1 de maio, 2019.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2020-11-10

Como Citar

SANTOS, E. B. A. dos; MERCADO, L. P. L. Utilização de HQs digitais como instrumento de avaliação na Pós-Graduação em Educação. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 859–873, 2020. DOI: 10.22169/revint.v15i36.1965. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1965. Acesso em: 23 nov. 2024.