Qualidade da educação básica e lições aprendidas em uma escola estadual de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.2180

Resumo

RESUMO

O Brasil utiliza como principal indicador de avaliação da educação básica o IDEB  (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O IDEB tem como objetivo avaliar o desempenho da aprendizagem dos alunos, verificar a qualidade da educação no Brasil e orientar políticas educacionais. Contudo, o país possui dimensões
continentais e realidades sociais bastante distintas em todo o seu território, deixando dúvidas se o IDEB é capaz de avaliar adequadamente todas as realidades nacionais. Destarte, o objetivo deste estudo foi analisar os resultados e metas apresentados pelo IDEB em relação a realidade de escolas com alunos predominantemente de classes sociais vulneráveis. Para alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo e Análise Lexical. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e análise de cluster de fonte secundária. As nossas análises sugerem que a estrutura familiar e a renda familiar baixa são elementos que influenciam negativamente no desempenho escolar. De outra forma, parcerias entre instituições de ensino atuantes em áreas de famílias socialmente vulneráveis e órgãos não governamentais ou iniciativas de empresas privadas para o auxílio à educação básica podem ser alternativas para a melhoria da gestão escolar. Ademais, observamos que em instituições de ensino com alunos predominantemente de classes sociais vulneráveis há considerável resistência à realização de avaliações externas, como o IDEB, e práticas diferenciadas para incentivar esses alunos na realização de avaliações são necessárias. Por fim, acreditamos que a avaliação do IDEB tem dificuldades em medir adequadamente a educação no Brasil.


Palavras- chaves: Ensino fundamental. Ensino médio. Escola. Índice de desenvolvimento da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-25

Como Citar

VICENTINI, D. de S. M. .; FROGERI, R. F.; PORTUGAL JÚNIOR, P. dos S. .; DA CRUZ, B. H. . Qualidade da educação básica e lições aprendidas em uma escola estadual de Minas Gerais. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 874–892, 2021. DOI: 10.22169/revint.v16i38.2180. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2180. Acesso em: 21 dez. 2024.