Qualidade da educação básica e lições aprendidas em uma escola estadual de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v16i38.2180Resumo
RESUMO
O Brasil utiliza como principal indicador de avaliação da educação básica o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O IDEB tem como objetivo avaliar o desempenho da aprendizagem dos alunos, verificar a qualidade da educação no Brasil e orientar políticas educacionais. Contudo, o país possui dimensões
continentais e realidades sociais bastante distintas em todo o seu território, deixando dúvidas se o IDEB é capaz de avaliar adequadamente todas as realidades nacionais. Destarte, o objetivo deste estudo foi analisar os resultados e metas apresentados pelo IDEB em relação a realidade de escolas com alunos predominantemente de classes sociais vulneráveis. Para alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo e Análise Lexical. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva e análise de cluster de fonte secundária. As nossas análises sugerem que a estrutura familiar e a renda familiar baixa são elementos que influenciam negativamente no desempenho escolar. De outra forma, parcerias entre instituições de ensino atuantes em áreas de famílias socialmente vulneráveis e órgãos não governamentais ou iniciativas de empresas privadas para o auxílio à educação básica podem ser alternativas para a melhoria da gestão escolar. Ademais, observamos que em instituições de ensino com alunos predominantemente de classes sociais vulneráveis há considerável resistência à realização de avaliações externas, como o IDEB, e práticas diferenciadas para incentivar esses alunos na realização de avaliações são necessárias. Por fim, acreditamos que a avaliação do IDEB tem dificuldades em medir adequadamente a educação no Brasil.
Palavras- chaves: Ensino fundamental. Ensino médio. Escola. Índice de desenvolvimento da educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista