A Análise textual discursiva enquanto um cenário viável para as pesquisas qualitativas na área de educação
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2277Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a relação da Análise Textual Discursiva (ATD) enquanto metodologia qualitativa no campo da educação. Para isso, optou-se por uma coleta de dados a partir de um Estado da Arte, envolvendo teses de doutorado de programas de pós-graduação em educação, oriundas do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2018 a 2021. A partir desse compilamento, analisamos os resumos de cada tese e a metodologia de compreensão desses resumos foi a ATD. Com o propósito de dar consistência à referida investigação, o estudo baseou-se na seguinte questão norteadora: O que apontam as pesquisas dos programas de doutorado em educação cuja escolha metodológica foi a ATD? Como resultado, o estudo possibilitou compreender o potencial da ATD no campo da educação, tendo em vista os variados apontamentos das teses de doutorado, desde desafios e adversidades dentro do campo até os horizontes possíveis. Assim, pelo seu caráter hermenêutico e fenomenológico, a ATD se mostra como um caminho possível nas pesquisas qualitativas no campo da educação, visto que possibilita um esforço permanente de construir e expressar novas compreensões sobre os fenômenos investigados.
Palavras-chave: Análise Textual Discursiva (ATD); Pesquisa qualitativa em Educação; Pós-Graduação em Educação
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista