A Análise textual discursiva enquanto um cenário viável para as pesquisas qualitativas na área de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2277

Resumo

O objetivo deste trabalho é  analisar a relação da Análise Textual Discursiva (ATD) enquanto metodologia qualitativa no campo da educação. Para isso, optou-se por uma coleta de dados a partir de um Estado da Arte, envolvendo teses de doutorado de programas de pós-graduação em educação, oriundas do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2018 a 2021. A partir desse compilamento, analisamos os resumos de cada tese e a metodologia de compreensão desses resumos foi a ATD. Com o propósito de dar consistência à referida investigação, o estudo baseou-se na seguinte questão norteadora: O que apontam as pesquisas dos programas de doutorado em educação cuja escolha metodológica foi a ATD? Como resultado, o estudo possibilitou compreender o potencial da ATD no campo da educação, tendo em vista os variados apontamentos das teses de doutorado, desde desafios e adversidades dentro do campo até os horizontes possíveis. Assim, pelo seu caráter hermenêutico e fenomenológico, a ATD se mostra como um caminho possível nas pesquisas qualitativas no campo da educação, visto que possibilita um esforço permanente de construir e expressar novas compreensões sobre os fenômenos investigados.

 

Palavras-chave: Análise Textual Discursiva (ATD); Pesquisa qualitativa em Educação; Pós-Graduação em Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Rezende da Silva, Universidade Católica de Petrópolis - RJ e Instituto Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro (UCP - Petrópolis). Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) em Campos dos Goytacazes, RJ. Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade São Camilo (Espírito Santo). Licenciado em Letras/Literatura (Universidade Iguaçu - Itaperuna-RJ). Concursado como Técnico em Assuntos Educacionais (TAE), cargo de nível superior da área pedagógica, do Instituto Federal Fluminense no Campus Santo Antônio de Pádua e Professor efetivo da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) - 20 horas, atuando na Licenciatura em Pedagogia da FAETEC de Santo Antônio de Pádua. Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal Fluminense - Campus Santo Antônio de Pádua, RJ, tendo sido reeleito para o quadriênio de 2020 a 2024. Contato: arezende@iff.edu.br ou arezendeiff@gmail.com

Valéria de Souza Marcelino , Instituto Federal Fluminense

Doutorado em Ciências Naturais com ênfase em Ensino de Ciências. Professora Titular do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) no Instituto Federal Fluminense (IFF).  

Downloads

Publicado

2022-04-21

Como Citar

REZENDE DA SILVA, A.; DE SOUZA MARCELINO , V. . A Análise textual discursiva enquanto um cenário viável para as pesquisas qualitativas na área de educação. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 40, p. 114–130, 2022. DOI: 10.22169/revint.v17i40.2277. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2277. Acesso em: 22 jan. 2025.