Ensino remoto: uma nova distância para a educação superior?
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i40.2301Resumo
O Ensino Remoto (ER), uma modalidade aproximada de educação a distância, tornou-se, na maior parte das instituições escolares, a única possibilidade para práticas de ensino e aprendizagem durante a pandemia. A pesquisa bibliográfica se depara com a questão problema: como sistemas de ensino puderam/podem se adaptar à emergencial adoção de uma nova estrutura de ensino remoto? O objetivo principal foi investigar disposições iniciais do ER em instituições de educação superior públicas, valendo-se dos objetivos específicos de levantar ações pedagógico-institucionais diante do ER e analisar contextos de aplicabilidade desse ensino. As reflexões surgiram a partir das discussões emergidas em uma disciplina de pós-graduação em Educação com temática voltada para tecnologias e formação de professores, em uma universidade pública. Utilizou-se, além de referências atinentes, pesquisa documental. Cinco plataformas de ER de universidades públicas foram analisadas a fim de possibilitar maior familiaridade com esse fenômeno de modo que as constatações e indagações contribuam para o aprimoramento de ideias ou para possibilitar o repensar de alguns conceitos pré-existentes. A abordagem foi qualitativa a partir da observação de alguns tópicos e a análise para o despertar de questionamentos ou compreensões em torno do ER em tempo de pandemia. Os resultados mostram conquistas e relevantes desafios, em especial no planejamento das plataformas, formação de professores e avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista