A sistematização coletiva do conhecimento na aula de estatística e probabilidade – uma alternativa metodológica nos cursos de gestão
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i41.2332Resumo
As contínuas mudanças na educação exigem reflexão sobre novas práticas no ensino da disciplina de Estatística e Probabilidade. O papel do professor diante das mudanças que emergem com a globalização carece de mudanças comportamentais e metodológicas. Em tal contexto, este artigo apresenta a aplicação de uma metodologia alternativa ao eixo tradicional da transmissão-assimilação, com o intuito de demonstrar novas possibilidades para o ensino de estatística e probabilidade nos cursos de gestão da Faculdade Estácio, de Curitiba. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com a aplicação da metodologia da Sistematização Coletiva do Conhecimento na aula de Estatística e Probabilidade nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Estácio em dois contextos diferentes: o do ensino presencial e o do ensino remoto. Para tanto, em dois momentos diferentes, em 2019 e em 2020, aplicou-se a metodologia (MARTINS, 2009) com alunos da graduação dos cursos de gestão, de acordo com as particularidades das modalidades remota e presencial, através da pesquisa-ensino (SEVERINO, 2017), de observações, grupos de discussão e questionários. Os resultados mostraram indícios muito parecidos tanto para o ensino remoto quanto para o presencial a respeito da sistematização coletiva do conhecimento (MARTINS, 2009) como alternativa metodológica para as aulas de estatística e probabilidade nos cursos de gestão da instituição envolvida no estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA INTERSABERES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista