A fabricação discursiva do ser humano ambiental na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2370Palavras-chave:
Educação ambiental; Enunciado de humano ambiental; Michel Foucault; Minecraft.Resumo
Este artigo discute a disseminação e a utilização do discurso ambiental no espaço virtual como estratégia para conscientizar sobre o planeta, visando produzir um ser humano ambiental. Frente a um cenário discursivo e a emergência de um determinado modelo de sujeito, o presente artigo teve como objetivo de examinar a fabricação dos sujeitos ambientalmente corretos no jogo eletrônico Minecraft. Para operar metodologicamente, tomaram-se os estudos acerca da análise do discurso desenvolvida por Michel Foucault. Ao se analisar as discursividades no jogo, evidenciou-se um discurso pedagógico ambiental que se materializa por meio do enunciado de humano ambiental. São táticas discursivas que visam ensinar os sujeitos jogadores modos de ser e agir ambientalmente corretos, através das imagens dos personagens, cenas e das lições de retorno a uma vida natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista