Arquitetura pedagógica e o uso de objetos digitais de aprendizagem:computação afetiva em ambientes virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v17i42.2386Palavras-chave:
Aprendizagem significativa; Sentimento de pertencimento; Ergonomia cognitiva; Ciberespaço; TDIC.Resumo
Nesta pesquisa, buscou-se discutir uma necessidade pedagógica que vem se destacando celeremente nos últimos anos à Educação e, principalmente, devido ao fenômeno da pandemia causado pelo coronavírus: a urgência de ambientes virtuais de aprendizagem capazes de potencializar a sensação de pertencimento nos estudantes. Diante dessa questão, o objetivo final dessa pesquisa foi idear um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), tendo como mote as dores dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O intuito foi o de apresentar uma proposta de um ODA pensado de forma situacional, a fim de potencializar o uso do próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e de instigar o sentimento de pertencimento a um lugar (virtual) entre docente e discente, ou seja, a relação afetiva mesmo em ciberespaço. Para isso, questionou-se: como seria possível a relação afetiva por meio de um ambiente virtual que busca promover a aprendizagem? A fundamentação metodológica dessa pesquisa foi subdividida em três momentos e por meio de natureza triangular: bibliográfica, qualitativa e exploratória-retrodutiva (a de construir uma hipótese). Em geral, o resultado alcançado nessa pesquisa demostra que existem alguns fatores que devem ser considerados na relação afetiva e o sentimento de pertencimento entre os estudantes: a qualidade de acesso à Internet, a arquitetura pedagógica do ambiente virtual e a experiência neurocognitiva com os objetos digitais. Por fim, destacou-se uma proposta de objeto digital de aprendizagem denominado “Conecta Mais” que se encontra em fase piloto de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Paraná.
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