Produção de um jogo com foco no AEE de estudantes da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v19.e29tl4011

Palavras-chave:

Jogo Educacional, Atendimento Educacional Especializado, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Esta pesquisa centrou-se no desenvolvimento e aplicação de um jogo educacional voltado para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Para o desenvolvimento do jogo, utilizou-se de uma metodologia própria, composta por cinco fases, são elas: (I) definição dos objetivos de aprendizagem; (II) escolha da mecânica do jogo; (III) implementação do jogo; (IV) aplicação do jogo; e, por último, (V) avaliação qualitativa do jogo. Os principais resultados da pesquisa dão conta de que a produção do jogo foi permeada de desafios, uma vez que exigiu investigações em diversas áreas do conhecimento. Além disso, o jogo mostrou-se com potencial para estimular a interação entre os participantes, criando circunstâncias favoráveis para o fortalecimento do vínculo entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Mestre em Educação de Jovens e Adultos pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA/UNEB. Professor da Rede Pública Municipal de Salvador e da Rede Estadual da Bahia.  

Patrícia Carla da Hora Correia, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFBA. Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino-Americano de Educação Especial - CELLAEE-CUBA/ UEFS-BRA-SIL.

Referências

ALVES, L. Aprendizagem mediada pelos jogos digitais: delineando design investigativo. In: SOUZA, C. R.; SAMPAIO, R. R. (Org.). Educação, Tecnologia & Inovação. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 187-208.

ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2014.

BARROS-SOUZA, L. et al. Entre Amniotas: um jogo de perguntas e resposta no PowerPoint para o ensino de Zoologia. Revista Tecnologias na Educação, Minas Gerais, ano 12, v. 34, p. 1-17, dez. 2020. Disponível em: https://tecedu.pro.br/ano12-numero-vol34-edicao-tematica-xv/. Acesso em: 12 jun. 2022.

BEDOYA, M. N. El juego como recurso didactico: uma reflexion educativa. Tabanque: 1990.

BELARMINO, G. D. et al. Critérios de Acessibilidade para Jogos Educacionais Digitais que visam o Desenho Universal. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32., 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, p. 667-678. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/18096. Acesso em: 12 jun. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, jan. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 15 abr. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 18, 19 jul. 2000. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/res_ceb_cne_1_050700.pdf. Acesso em: 15 abr. 2024.

BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. de C. S. Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: vozes da pesquisa científica na área (2008-2020). Revista Educação Especial, [s. l.], v. 35, p. e2/1–26, 2022. DOI: 10.5902/1984686X65908. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/65908. Acesso em: 18 abr. 2024.

CRISÓSTOMO, L. C. S. et al. Avaliação de um jogo pedagógico desenvolvido com o powerpoint para o ensino de química. Redin: Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1067. Acesso em: 15 jun. 2021.

DIAS, S. S.; OLIVEIRA, M. C. S. L. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 2, p. 169-182, 2013. DOI: doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/HQwb73v6jhsrVZdwJfhXvhc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2024.

DUMARD, F. Aprendizagem e sua dimensão cognitiva, afetiva e social. São Paulo: Cengage, 2016.

FERNÁNDEZ-RÍO, J. et al. Atividades e jogos cooperativos. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2001.

FONSECA, V. Desenvolvimento cognitivo e Processos de Ensino Aprendizagem: abordagem psicopedagógico à luz de Vygotsky. Petrópolis: Vozes, 2018.

LEITE, P. S.; MENDONÇA V. G. Diretrizes para Game Design de Jogos Educacionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GAMES E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 12., 2013, Rio Grande, RS. Anais [...]. Rio Grande, RS: FURG – Universidade Federal do Rio Grande, 2013. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/artedesign/17-dt-paper.pdf. Acesso em 22 abr. 2022.

LLAGOSTERA, E. G. Despedaçando plataformas: ferramentas alternativas de criação de jogos e práticas compartilhadas. In: SBGAMES 2020 - BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTER GAMES AND DIGITAL ENTERTAINMENT. 19. 2020, Recife, PE. Anais [...]. Recife, PE: Conference Publishing Services, IEEE Computer Society, 2020. Disponível em: https://www.sbgames.org/proceedings2020/WorkshopJogosDiversos/209562.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

LIMA, J. M. O Jogo como Recurso Pedagógico no Contexto Educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

MENDONÇA, D.; FLAITT, P. M. S. Educação Física Adaptada. São Paulo: Ciranda Cultural, 2013.

ORLICK, T. Libres para cooperar, libres para crear: Nuevos Juegos y Desportes Cooperativos. Tradutores Miguel Martínez López e Izabel García del Río. 4. ed. Editorial Paidotribo: Barcelona, 2002.

PETRY, A. S. Jogos digitais e aprendizagem: algumas evidências de pesquisas. In: ALVES, L.; COUTINHO, I. J. (org.) Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidência. Campinas: Papirus Editora, 2017. cap. 3, p. 61-76.

PILETTI, N. Aprendizagem: teoria e prática. São Paulo: Contextos, 2013.

PRETTE, A. D. PRETTE, Z. A. P. D. Competência Social e Habilidades Sociais: manual teórico-prático. Editora Vozes: Petrópolis, 2017.

SHABALINA, O. et al. Combining game-flow and learning objectives in educational games. In: EUROPEAN CONFERENCE ON GAMES-BASED LEARNING, 8., 9-10 out. 2014, Berlin, Alemanha. Anais [...]. Berlin, Alemanha: Academic Conferences and Publishing International Limited, 2014, p. 528-536. Disponível em: https://www.academia.edu/download/66760157/Combining_Game-flow_and_Learning_Objecti20210501-18356-1g1wkxu.pdf. Acesso em: 20 de abr. 2022.

SILVA, T. A. C. PINES JUNIOR, A. R. Brincar, jogar e aprender: práticas que inspiram o educador e facilitam a aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2020.

TAVARES, L. M. Histórico dos jogos. Curitiba: Intersaberes, 2021.

TEIXEIRA, K. L. O universo lúdico no contexto pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2018.

THISSEN, F. Screen Design Manual: Communicating Effectively Through Multimedia. Berlin: Springer Verlag, 2004.

TOKARNIA, M. Cresce o número de educandos com necessidades especiais. In: Agência Brasil, [s. l.], 31 jan. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/ 2019-01/cresce-o-numero-de-educandos-com-necessidades-especiais. Acesso em: 20 abr. 2022.

TRENTIN, V. B. Escolarização de jovens e adultos com deficiência nas pesquisas de pós-graduação no período de 2009 a 2015. Revista Educação Especial, [s. l.], v. 29, n. 55, p. 361–372, 2016. DOI: 10.5902/1984686X19693. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19693. Acesso em: 18 abr. 2024.

UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em 20 de abr. de 2022.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994

Downloads

Publicado

2024-07-16 — Atualizado em 2024-07-16

Versões

Como Citar

RIBEIRO, R.; CARLA DA HORA CORREIA, P. Produção de um jogo com foco no AEE de estudantes da EJA. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 19, p. e29tl4011, 2024. DOI: 10.22169/revint.v19.e29tl4011. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2610. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo