O discurso oficial da educação de infância. Um antes e um depois.
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v1i1.90Resumo
O presente estudo, inserido na História da Infância em Portugal, analisa a evolução da educação da infância, ao longo do século passado, tendo em conta alguns estudos historiográficos nesse período educativo, os discursos e os diplomas legais, as medidas educativas propostas e, ainda o percurso profissional desses educadores. O autor pretende sistematizar o processo de construção da identidade dos educadores como profissionais e, por outro lado, como esta identidade está ainda hoje indissociavelmente ligada à ideia de que se trata de uma profissão quase exclusivamente desenvolvida por mulheres e analisar os discursos das normativas legais, no sentido de entender ou detectar a sua linguagem feminizante. Há teorias explicativas sobre essa feminização do ensino pré-escolar que evidenciam uma taxa elevada dessa feminização nos educadores de infância e no 1.º ciclo do Ensino Básico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MARTINS, E. C. O discurso oficial da educação de infância. Um antes e um depois. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 101–136, 2012. DOI: 10.22169/revint.v1i1.90. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/90. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista