Reflexões e apontamentos sobre o papel da aula na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v5i9.160Abstract
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a função da aula na organização do processo ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância (EAD). Partiu do questionamento sobre o papel da aula na EAD, entendendo que ela precisa ser ressignificada nesta modalidade de ensino. O artigo baseia-se na metodologia da pesquisa-ação, compreendendo que pesquisa e ação podem (e devem) caminhar juntas para melhoria da prática pedagógica. Trata-se de sistematização de estudos e reflexões das autoras a partir de suas vivências como coordenadoras de cursos de pós-graduação na modalidade EAD, que tomam por referência, com base em observações, os modos como os professores destes cursos compreendem o papel da aula. Na organização do texto, toma-se como ponto de partida a discussão de alguns elementos históricos sobre a incorporação da aula no processo de ensino e aprendizagem, seguida de crítica à mera transposição do modelo de aula do ensino tradicional presencial para a EAD e, por fim, a proposição de alguns indicativos para a organização da aula nessa nova modalidade. São referências para estas reflexões as obras de VASCONCELLOS (2005), PIMENTA e ANASTASIOU (2003) SAVIANI, (1992), MASETTO (2003), LIBÂNEO (1985). Nas considerações finais o texto aponta algumas contribuições para a definição do papel dos encontros dialógicos, conhecidos como “teleaulas”, como momento para a promoção de situações desencadeadoras que mobilizem para a auto-aprendizagem, característica na EAD, bem como para a elaboração de sínteses a partir da aproximação a novos conhecimentos, propostos pelo professor, rumo ao desenvolvimento da autonomia intelectual.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista