Metodologias de ensino no PROEJA e o currículo integrado: uma proposta possível
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v12i25.734Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar as metodologias utilizadas pelos professores das turmas de PROEJA no IF SERTÃO – PE Campus – Floresta, no sentido de observar se a prática está coerente com o Currículo Integrado, previsto no Documento Base - PROEJA, modelo proposto para essa modalidade de ensino e se o perfil do aluno exerce influência de tais metodologias. Os questionamentos que motivaram a pesquisa foram: Até que ponto e de que maneira as metodologias utilizadas pelos professores, estão coerentes ou não com a prática metodológica exigida para a implementação do Currículo Integrado? Qual a visão dos professores sobre o Currículo Integrado? E, se as dificuldades no processo de aprendizagem dos alunos estão relacionadas às metodologias trabalhadas? Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa do tipo estudo de caso cujos instrumentos para levantamento de dados foram os questionários do tipo questões abertas, aplicados para alunos e professores, com uma amostragem de 60% dos alunos e 90% dos professores. Os resultados alcançados mostram a importância desta pesquisa no sentido de contribuir para uma maior reflexão / ação dos docentes, bem como dar subsídios para a prática pedagógica, podendo servir de embasamento teórico para outros trabalhos relacionados ao tema em destaque. As metodologias utilizadas pelos professores no PROEJA no IF SERTÃO – PE Campus – Floresta - PE, não estão coerentes com o que orienta o Documento Base - PROEJA modelo proposto para essa modalidade de ensino com relação ao Currículo Integrado.
DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v12i25.734
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista