A contribuição dos processos metacognitivos na formação do pedagogo
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v1i1.85Abstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições dos processos metacognitivos para facilitar, estimular e melhorar a capacidade de aprendizagem dos alunos nos cursos de Pedagogia. A proposição de integrar a metacognição nos cursos de Pedagogia baseia-se na hipótese de que o professor, ao refletir sobre seu próprio processo de aprender, estará consciente de seus processos metacognitivos, para assim saber aprender “o que” vai ensinar e “como” ensinar. O ambiente para a pesquisa foi a Instituição de Ensino Superior Faculdade Internacional de Curitiba - Facinter. Para o desenvolvimento da investigação de campo, foram utilizados cinco instrumentos de pesquisa com os alunos. Ao analisar os dados obtidos por meio dos instrumentos aplicados, infere-se que esse processo contribuiu para que os alunos percebam suas ações enquanto aprendizes. Ressalta-se que os diálogos coletivos realizados como procedimentos de pesquisa parecem ter contribuído para auxiliar a tomada de consciência das formas de estudar para desenvolver os processos metacognitivos. Esta pesquisa representa uma reflexão, uma contribuição para a metacognição como melhoria da aprendizagem. Traz, inclusive, à tona o debate sobre a aprendizagem no ensino superior, tema pouco desenvolvido nos meios educacionais. Enfatiza-se, portanto, a metacognição como caminho para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento da autonomia dos alunos.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista