Confrontando avaliações: exame nacional de cursos e análise envoltória de dados
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v1i2.98Abstract
O texto tem como finalidade demonstrar resultados de uma pesquisa em que se verificou a convergência de resultados do Exame Nacional de Cursos (ENC) e da Análise Envoltória de Dados DEA (Data Envelopment Analysis). Foi realizada uma comparação dos resultados alcançados por 181 cursos de Administração, no último ENC, que foram obtidos com a utilização da DEA. O primeiro modelo tem mensurações objetivas e análise in loco das condições dos cursos. O segundo utiliza-se de programação matemática para verificar a eficiência alocativa de insumos e aponta as correções necessárias para que os gestores das instituições possam mobilizar seus recursos da melhor forma. Os insumos utilizados pela DEA para avaliar o curso de Administração foram os recursos disponíveis nas instituições (departamentos), assim como o corpo docente, as instalações, a organização didático-pedagógica e o número de vagas disponíveis. Nas simulações, foram comparados resultados de instituições privadas e públicas (federais). Constataram-se consideráveis convergências nos resultados alcançados pela aplicação dos dois modelos, bem como discrepâncias. Por essa razão, os resultados sugerem a continuação dos estudos, incluindo um maior número de variáveis.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista