Acessibilidade da arte ao público deficiente visual: uma ação educativa inclusiva no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná – MusA

Autores/as

  • Diele Fernanda Pedrozo de Morais UFPR - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22169/revint.v2i4.117

Resumen

 

Atualmente fala-se muito no assunto “inclusão”, mas o que seria incluir? Fazer com que a criança com necessidade educacional especial adapte-se ao meio, ou, adaptar o meio a essa criança? Essa reflexão vai além da deficiência, da acessibilidade e das barreiras arquitetônicas. A iniciativa de pensar a Ação Educativa voltada para o público deficiente visual se deu a partir da participação na pesquisa e montagem da Exposição Rubinski – do Silêncio, no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA), no ano de 2006. Em contato com a obra do artista Mário Rubinski, notou-se a possibilidade de transposição das imagens utilizando materiais que pudessem tornar táteis as linhas de contorno presentes nas composições. Para a primeira experimentação, foram convidados alunos da Escola Osny Macedo Saldanha, com idades entre 7 e 14 anos. O principal objetivo dessa iniciativa, inédita no Paraná, foi implantar no Musa não somente uma visita guiada às pessoas não-visuais, mas também criar uma interação entre as Escolas de Educação Especial e o Museu, com materiais de apoio pedagógicos que podem ser utilizados para reforçar, facilitar, e apoiar o professor, independentemente das características físicas ou intelectuais de seu aluno. Podemos dizer, a partir das experiências vivenciadas na Ação Educativa Inclusiva, que incluir é preparar não só o meio para essa criança, mas sim preparar o meio, fazendo com que ela se sinta parte de um todo.

 

 

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

MORAIS, D. F. P. de. Acessibilidade da arte ao público deficiente visual: uma ação educativa inclusiva no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná – MusA. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 201–212, 2012. DOI: 10.22169/revint.v2i4.117. Disponível em: https://revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/117. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo