Prática docente na universidade: fundamentada em paradigmas conservadores ou inovadores?
DOI:
https://doi.org/10.22169/revint.v2i4.118Resumen
Este artigo objetiva esclarecer qual é o paradigma presente na prática pedagógica do professor de ensino superior e, a partir daí, instigá-lo a uma reflexão acerca das mudanças necessárias nessa prática. Para tanto, retoma-se o contexto histórico do paradigma conservador tradicional, resgatando a origem da palavra paradigma em sua historicidade e visando o objetivo de ultrapassar a fragmentação do conhecimento. A atual crise paradigmática que a educação vive torna-se um forte desafio aos professores e aos sistemas educacionais para buscarem uma reflexão. No entanto, busca-se uma reflexão e reavaliação da prática pedagógica dos professores. O presente estudo faz um paralelo entre os paradigmas conservadores e inovadores, bem como aponta as características de cada um. Enfatiza-se que na sociedade atual, para a formação da autonomia e produção do conhecimento, necessitamos de mudanças que possibilitem novas implicações para a prática pedagógica. Este trabalho desdobra aspectos relevantes da sociedade, do conhecimento, e as implicações para a prática pedagógica na atualidade, bem como as características, desafios e metodologia de ensino para a aprendizagem na Educação Superior. Este artigo objetiva, ainda, criar espaço para a discussão e reflexão, atendendo aos novos paradigmas da educação e sugerindo uma prática pedagógica inovadora.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são de acordo com a licença CC-BY-ND - Creative Commons ( https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/legalcode)
Esta licença permite que outras pessoas reutilizem o trabalho para qualquer finalidade, inclusive comercialmente; no entanto, não pode ser compartilhado com outras pessoas de forma adaptada e o crédito deve ser fornecido ao autor.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com os direitos de primeira publicação para a Revista